top of page
Logotipo-GiroOSB-1.png
extra base linha.png

Músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira se apresentam em Japeri com a Banda Sinfônica Juvenil Fluminense em concerto gratuito

14 jovens integrantes da banda do IBME, o Instituto Brasileiro de Música e Educação, participarão de espetáculo com a OSB em repertório que vai das trilhas do cinema à música brasileira



No dia 29 de outubro, às 15h, a Orquestra Sinfônica Brasileira se apresenta em concerto gratuito na cidade de Japeri, no Rio de Janeiro, ao lado de jovens músicos da Banda Sinfônica Juvenil Fluminense, o programa do IBME (Instituto Brasileiro de Música e Educação) para alunos da rede pública do estado do Rio de Janeiro. Sob a regência do maestro Vinícius Louzada, o espetáculo apresenta composições conhecidas do grande público, como as trilhas sonoras de filmes da Disney e de desenhos animados como os Looney Tunes, até músicas brasileiras de artistas populares como Tim Maia e Tom Jobim. A ação acontece na Quadra Esportiva de Nova Belém e é parte do Conexões Musicais, programa de educação musical da Fundação OSB  que tem como objetivo democratizar o acesso à música de concerto e levar aprimoramento técnico a jovens estudantes de música de projetos sociais parceiros.


No total, 14 alunos da Banda Sinfônica Juvenil Fluminense vem tendo aulas de instrumentos e aperfeiçoamento musical ao longo do ano com os músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira, que assumiram o papel de professores. Para celebrar esta integração entre as gerações de instrumentistas, toda a Banda do IBME se apresenta com os músicos da OSB Jorge Postel (oboé), Ricardo Santos (trombone) e Simon Bechemin (fagote), que se apresentam como solistas.



PROGRAMA:


CARTOON SYMPHONY – Pout-pourri de Perna-Longa, Os Flintstones, Os Jetsons, Os Simpsons, A Pantera Cor de Rosa, Animaniacs e Looney Tunes

Arranjo de Larry Clark


DISNEY FILMS – Pout-pourri de A Pequena Sereia, O Rei Leão, Alladin e A Bela e a Fera 

Arranjo de Johnnie Vinson


ALAN SILVESTRI – Capitão América

Arranjo de Michael Brown


HANZ ZIMMER – Piratas do Caribe

Arranjo de Alexandre Queiroz


BOSSA FAMOUS – Pout-pourri de Garota de Ipanema, Samba de Verão e O Barquinho

Arranjo de Marcos Goulart


TIM MAIA – Não quero dinheiro

Arranjo de Vinícius Louzada


AS FRENÉTICAS – Dancin’ Days 

Arranjo de Vinícius Louzada


CHIQUINHA GONZAGA – Forrobodó

Arranjo de Vinícius Louzada


PIXINGUINHA – Carinhoso


TOM JOBIM – Luíza


ASTOR PIAZZOLLA – Oblivion & Adiós Nonino

Arranjo de Alexandre Queiroz



SERVIÇO:

OSB e Banda Sinfônica Juvenil Fluminense

Data: 29 de outubro, terça-feira

Local: Quadra Esportiva de Nova Belém – Rua Augusto Batista de Carvalho – Nova Belém, Japeri – RJ

Horário: 15h

Grátis. Livre.



SOBRE O CONEXÕES MUSICAIS


Democratizar o acesso à música de concerto sempre foi um dos pilares da Orquestra Sinfônica Brasileira. O Conexões Musicais, programa de responsabilidade social da instituição, foi criado em 2017 e, ao lado de outras iniciativas consagradas da OSB, como os Concertos para a Juventude e o Projeto Aquarius, tem a missão de disseminar a educação musical Brasil afora.

O Conexões Musicais já percorreu mais de 30 municípios em dez estados do país, promovendo o acesso à cultura e à informação por meio da educação musical. Este ano, a iniciativa também está ampliando as suas atividades de ensino de música orquestral em polos parceiros, além de promover ações como concertos didáticos e aulas de canto coral em escolas públicas.



A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:


Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 84 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura. 


Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, Shell, NTS - Nova Transportadora do Sudeste, Itaú - Redecard, Volvo, Brookfield, Sergio Bermudes Advogados e CYMI como patrocinadores, Bradesco como patrocinador de série, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.







MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Érica Avelar

(21) 98119-4559








Comentarios


bottom of page